I MULADHARA

Primeiro Chakra Básico ou Kundalini. É o chakra da dimensão física do homem e rege a coluna vertebral. Ele contém o "fogo serpentino" que deve ser trabalhado com o auxílio de um terapeuta. Corresponde à energia física e vitalidade. Rege o sistema locomotor, as glândulas endócrinas, rins, coluna espinal, cólon, pernas e ossos.

Este chakra indica como qualidades positivas e lições a aprender : assuntos relacionados ao mundo material, sucesso. O corpo físico, o domínio do corpo. Base (fundação), individualidade, estabilidade, segurança, imobilidade, tranquilidade, saúde, coragem, paciência.

Pode também manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver com baixa vibração, as seguintes características: egocentrismo, insegurança, violência, ganância, fúria; demasiada preocupação com a própria sobrevivência; tensão na coluna e prisão de ventre.

---------------------------

Para ajudar no processo do nosso desenvolvimento integral enquanto seres humanos, é muito importante compreender que os chakras são para a nossa consciência, aberturas através das quais as forças emocionais, mentais e espirituais fluem na expressão física.

São aberturas através das quais se introduzem os nossos sistemas de crenças e atitudes, criando a nossa estrutura corpo/mente. A energia criada pelas nossas emoções e atitudes mentais, circula através dos chakras e é distribuída às nossas células, tecidos e órgãos. Compreender isto, traz-nos um tremendo "insight" de como nós próprios afetamos o nosso corpo e mente, para melhor ou para pior.

Compreender os chakras e a sua interligação com a nossa consciência, é compreendermos melhor a nós próprios. Esse entendimento torna-nos capazes de fazer as nossas escolhas e tomar as nossas decisões, com consciência e equilíbrio, em vez de sermos cegamente influenciados pelas forças dispersas da vida.

O antigo ditado "Conhece-te a ti mesmo!" é ainda muito verdadeiro. Se conhecemos a nós próprios temos a possibilidade de realizarmos um trabalho consciente e produtivo de transformação das energias de quem nos procura para realizar um tratamento.

Nome Sânscrito: 
MULADHARA

Significado do Nome: 
MULA = Raiz

Outros Nomes: 
Chakra da Base, Chakra da raiz, Chakra coccix, Chakra de suporte

Está associado: 
"A Terra e a matéria, a vitalidade, a saciedade dos desejos, dar fundamento (bases), coordenação física e sobrevivência."

Cor: 
Vermelho (côr secundária preto)

Localização: 
Base da espinha

Elemento: 
Terra

Mantra: 
LAM

Anjo: 
POIEL

Raio: 

Planeta: 
Sol - Marte

Pedra Preciosa: 
Obsidiana, Quartzo fumê, Rubi e Turmalina Preta

Plantas - Homeopatia: 
Rosa Silvestre, Heléboro, Maçã Silvestre, Noz, Aveia Silvestre, Hissopo, Acónito, Verbasco

Segundo os escritos sagrados orientais, a origem deste chakra é a "Mãe do Mundo".

O Primeiro Chakra ligado à nossa existência neste mundo, à consciência que nos permite sobreviver no mundo, a tudo o que é material, sólido e corpóreo, bem como à nossa energia física e ao nosso desejo de viver no mundo físico. Quanto mais aberto, mais será a nossa energia física, e estaremos bem enraizados e viveremos a nossa vida com decisão e determinação.

Relaciona-se com os medos ligados à sobrevivência: alimento, ar, água, recursos económicos, trabalho. No plano da consciência: Vontade de existir, de ser, de ser encarnado, de se manifestar, de exprimir.

Massagem : Para mulheres, faça massagem no chakra no sentido anti-horário e para os homens faça massagem no sentido horário.

Funções : Traz vitalidade para o corpo físico.

Alimentos Benéficos : as proteínas (carne e produtos lácteos não são recomendados), frutos vermelhos e vegetais.

Zodíaco: Áries, Marte, Touro e Escorpião

O exercício abaixo é para ser feito frequentemente. Você verá que existe um exercício para cada chakra diferente. Este é o Primeiro Chakra. Antes de começar a fazê-lo, ache uma posição confortável no chão e fique descalço(a) de preferência, dessa maneira você entra em contato com a terra enquanto ela te passa energia. Escolha uma roupa confortável e de cor clara de preferência. O exercício mencionado aqui irá aumentar o fluxo de energia do seu corpo e também irá desbloquar cada ponto de energia (chakras). Esse exercício é bastante conhecido na terapia bionergética.

Antes de começar a praticar esses exercícios, tenha certeza que você está relaxado(a) e de preferência com um dia livre, assim você não desviará seus pensamentos para outras coisas que deverá ser feito durante o dia. É muito importante que durante os exercícios você esteje respirando corretamente e sempre.



INTRODUÇÃO - CHACKRAS