INTRODUÇÃO A MASSAGEM: 

A massagem é o mais antigo e simples de todos os tratamentos médicos. Nas culturas tradicionais, sobretudo no Oriente, a massagem é aceita de forma tão natural que pessoas de todas as idades podem se beneficiar com massagens regulares. Aqui no Ocidente, embora seu valor tenha sido sempre reconhecido nos esportes, apenas recentamente seu uso se estendeu para outros campos.   Massagem não é apenas um ato físico, mas tambem um ato psicológico.

A massagem pode ser estimulante ou calmante, dependendo da velocidade e intensidade de seus movimentos. É por isso que a massagem pode fazer com que uma pessoa se sinta alerta e pronta para correr numa maratona ou, por outro lado, descansada ou sonolenta. Ela pode aliviar as tensões, eliminar dores de cabeça, relaxar músculos tensos e doloridos e banir a insônia. A massagem pode ainda proporcionar condições para a recuperação, ao induzir uma sensação de bem-estar. Muitos de meus clientes afirmam que o prazer que a massagem lhes proporciona é, em si, terapêutico.

A massagem pode ser um meio de contrabalançar as tensões do trabalho e as pressões domésticas. Para um grande numero de pessoas, rigidez e dor são um modo de vida ao qual se habituaram e, com frequência, é depois que fazem ou recebem uma massagem que percebem a tensão em seus músculos, ou descobrem o quanto de sua energia é consumida pela tensão. A massagem é uma viagem de autodescoberta, revelando como é vivenciar o prazer de um corpo que pode respirar, prosseguir e movimentar-se livremente.


HISTÓRIA


Durante milhares de anos, alguma forma de massagem, ou de superposição de mãos, tem sido utilizada com o objetivo de curar e aliviar os enfermos. Para os antigos médicos gregos e romanos,a massagem era um dos principais meios de curar e aliviar a dor.



No inicio de seculo XIX, o sueco Per Henrik Ling desenvolveu a massagem sueca,sintetizando seu sistema com base em seu conhecimento da ginástica e da fisiologia, e também das técnicas chinesa, egípcia, grega e romana. Desde então, alastraram-se por todo continente europeu os institutos que incluíram a massagem em seus programas.




A LINGUAGEM DO CONTATO



"Deixe-me massagear um pouco, que logo vai melhorar."



Além talvez do abraço de duas pessoas, gesto puramente de amizade, ou de transmissão de nossa felicidade e alegria, não nos teremos desviado demasiadamente de nossos instintos ao reservar a linguagem do tato exclusivamente para os gemidos de dor e tristeza ou para o momento do sexo? Não teríamos medo do contato que signifique apenas afeição, ou um modo de relaxar ou curar?


RECEBENDO A MASSAGEM

O ideal é que o receptor esteja nu, ou tenha o mínimo de roupas possível, mas sempre respeitamos os desejos das pessoas, caso se sintam melhor parcialmente vestidas. Tão logo você se sente ou deite, deixe-se fundir totalmente na área do seu corpo que está sendo trabalhada. Feche os olhos e preste atenção à sua respiração e as partes do seu corpo que se movimentam quando voce inspira ou expira. Tente se livrar de toda preocupação ou problema que esteja em sua mente. 

Ao sentir as mãos do massagista, seja receptivo e simplesmente se centralize nas sensações causadas pelo contato do doador. Permita que seu membros sejam erguidos e mobilizados pelo doador, rendendo-se, em vez de tentar ajudar. Deixe o doador saber se você estiver apreciando em especial certo movimento, ou se você acha que a pressão esta demasiado intensa, mas, fora isso, evite falar.


A massagem envolve sistematicamente o alisamento, amassamento e pressão dos tecidos macios de todo o corpo, para que um estado de total relaxamento seja induzido. O receptor fica nu, de calcinha ou cueca, e usamos óleo para lubrificar a pele. Ela opera principalmente nos músculos, ligamentos e tendões, e afeta sobretudo o equilibrio dos liquidos(sangue, linfa).

Uma boa massagem vai afetá-lo em todos os níveis do seu ser. Fisicamente, seus beneficios são o relaxamento e a tonificação dos musculos; o estímulo ao fluxo venoso do sangue; o aumento do nível de hemoglobina; o incentivo ao fluxo linfático; e o alongamento do tecido conjuntivo das articulações. A massagem holística também afeta os centros de energia, ou chakras do corpo sutil. No nivel mental, a massagem não apenas alivia o estresse e a ansiedade, mas tambem o ajuda a tornar-se mais consciente do seu corpo como um todo, das partes com que você entra em contato, e das que são percebidas como excluidas. Quando você tenha percebido onde se situam seus bloqueios de energia, podera dar inicio à tentativa de itegração do seu corpo e, ao ser desenvolvida uma imagem de si mais positiva, poderá assumir a responsabilidade por sua propria felicidade e saúde.

Uma massagem cuidadosa gera sensações de bem-estar, confiança e alegria. Tambem pode liberar grande energia. A massagem, ao transformar hábitos crônicos de ação e reação, também efetua uma mudança profunda na postura e na expressão facial.

Para aspecto emocional da massagem é fundamental.

No nivel espiritual, é dificil descrever os beneficios da massagem, porque estamos falando de algo que é intrinsicamente indefinivel: a essência, a força vital, o todo que é superior à soma de suas partes. Não é raro, que tanto o doador como o receptor atinjam um estado de maior percepção, de presencça no momento, somelhante à experiencia da meditação.



CONTRA-INDICAÇÕES



A massagem é contra-indicada se a pessoa massageada apresentar algum sintoma de erupção cutânea, como bolhas, feridas e escabiose, ou contusões, varizes, febre, articulações inflamadas, tumores e inchaços não diagnosticados, além de problemas cardiovasculares como trombose ou outros males circulatorios.



COSTAS



As costas constituem a principal estrutura de sustentação do corpo, sendo ainda uma área de grande mobilidade e força. Visto que esta parte está mais protegida que a frente do corpo, as costas são o melhor lugar para começar uma massagem.



Considerando alcançar nervos das costas que se estendem para todas as partes do corpo, a maioria das pessoas tem uma sensação profunda de relaxamento e liberação, após uma massagem completa nas costas.



LOMBAR, NÁDEGAS



A região lombar é um local comum de tensão e desconforto. Visto ser ligada ao hara(estômago), a dor na região lombar frequentemente sugere problemas ligados a estabilidade, segurança e sexualidade.



DRENAGEM, MEMBROS



Esses movimentos trabalham com a circulação, ajudando o fluxo sanguineo em seu retorno ao coração.



OMBROS, PESCOÇO



Ombros são um dos principais focos de acumulo de tensões no corpo. Em uma pessoa normal, as sensações originadas ao nivel intestinal expressam-se fisicamente pelos braços e pelas maõs, ou vocalmente, pela garganta. Muitos de nós estamos bloqueados de expressar nossas emoções livremente, tendo aprendido a suprimir sentimentos de raiva ou tristeza por meio de contrações dos ombros e da garganta.




COURO CABELUDO



O couro cabeludo pode ficar teso, contribuindo para as cefaleias de tensão e também para a caspa e a queda de cabelos. A massagem ajuda a aliviar essa tensão e ainda auxilia a circulação e melhora a saúde dos cabelos.



A FACE



Porque nos permite dispensar algumas das nossas máscaras, uma massagem facial cuidadosa pode levar a uma sensação de relaxamento profundo e a um sentimento de ligação com todo o corpo, proporcionando a sensação de nosso "eu verdadeiro." Doze pares de nervos cranianos ligam o cérebro diretamente àface e aos cinco sentidos. O trabalho na face, sobretudo em torno dos olhos, sobrancelhas e têmporas, ajuda enormemente a eliminar o estresse, aliviar dores na cabeça e desobstruir os seios.



BRAÇOS E MÃOS



Com nossos braços e mãos, exprimimos nossas emoções mais intensas, demonstramos amor ao abraçar, dar, proteger ou afagar; ódio ou raiva por meio de golpes, socos, punhos agitados. Assim, a massagem das mãos e dos braços é uma experiência maravilhosamente liberadora e relaxante, sobretudo para os que tendem a conter seus sentimentos.



A massagem da mão éespecialmente relaxante- não só porque suas mãos estão tão acostumadas a ser tocadas, mas tambem porque, como os pés, as mãos possuem ligaçoes com todo o corpo.




FRENTE DO TORSO

Enfrentamos o mundo com a frente de nosso corpo, expondo o ventre, nossa parte mais desprotegida. A parte frontal do torso está ligada ao modo como nos sentimos e comonos relacionamos. Os movimentos do massagista vão seguir em coordenação com a sua respiração. A massagem distende os musculos e aumenta a mobilidade das costelas, e leva a uma respiração mais profunda. Nosso padrão respiratorio está intimamente ligado a nossa vitalidade e saúde emocional. Se o cliente está confiante, a receção de uma massagem nessa área poode ser uma experiência profunda tanto para o massagista como para o receptor, pelo estabelecimento de um contato profundo entre os dois.

PERNAS

Joelhos continuamente retesados ou retraidos indicam uma personalidade insegura. A massagem pode ajudar na liberação da energia bloqueada nas pernas, permitindo que a pessoa se movimente mais livremente em sua existência.

Ao esticar a perna estamos exercitando três articulações. Durante a massagem, é como se alguem (no caso, o massagista) fizesse yoga para você, sem nenhum esforço de sua parte.

"Reconhecerei toda doença como resultado das minhas transgressões contra as leis da saúde, e procurarei consertar o mal através da alimentação correta, comendo menos, jejuando, movimentando-me mais e pensando corretamente"(Yogananda).

De acordo com a filosofia antiga, a constituição básica do ser humano é determinada pelo seu Ki pré-natal, que érecebido no momento da concepção. Esse Ki, influxo constante de energia, armazenado na área do rim, nunca pode ser aumentado; só pode sofrer exaustão, por um estilo de vida imprudente, ou conservado, por um estilo de vida sensato.  

Qualquer abuso óbvio do corpo, como o consumo de drogas, noitadas praticadas com frequencia e ou excesso de trabalho durante muito tempo, promove seu esgotamento. Em mulheres, o Ki pre-natal sofre esgotamento pela gestação e pelo parto; nos homens, pela atividade sexual. É também o Ki que recebemos da terra, ao comer, e do céu, ao respirar.

RESPIRAÇÃO

É uma boa idéia praticar alguns exercícios respiratórios todos os dias, voltada para a parte baixa do abdômen, Hara. Sente-se de pernas cruzadas, ou ajoelhando-se. Posicione a mão esquerda em seu Hara, e sua mão direita sobre a esquerda. Inspire para o interior do Hara por 5 segundos, e em seguida expire do Hara por 5 segundos. Repita, imaginando seu Hara como uma esfera brilhante, onde ocorre um acumulo de Ki a cada respiração.

DIETA

A palavra chave da uma dieta saudavel é moderação. Mantenha um equilibrio entre os cinco sabores-doce, salgado, amargo, azedo e picante. Não precisa ser vegeteriano, mas carne e peixe devem ser ingeridos ao minimo e equilibrados com cereais integrais e vegetais. Dietas com alimentos crus são otimas para a limpeza do sistema(um terço de sua dieta.

Evite sorvetes ou qualquer alimento oubebida que provenha diretamente da geladeira, porque o frio prejudica a capacidade das funções do baço e do estômago. Reduza os derivados do leite..

ESTIMULANTES E DROGAS

Café, chá, álcool e cigarros são todos drogas que nos ajudam a lidar com as pressões da vida, mas todos também agridem nosso corpo de formas diferentes.São danosas para a energia do rim, sobretudo o café, enquanto o álcool afeta o figado; e os cigarros, os pulmões. Nossa meta é a moderação, mas seria melhor cortar completamente seu comsumo. Tente cultivar a percepção do seu corpo e suas necessidades, em vez de impor regimes rigorosos que costumam levar a uma reação na direção oposta.

EXERCÍCIO

O exercício é fundamental. . Para aumentar seu Ki, você precisa de um sistema oriental que trabalhe com a energia sutil: Hatha Yoga ou Tai Chi-que promovem o alongamento de todos os meridianos e regulam a respiração. Tornam seu corpo elástico e flexível. Também sãouma forma de auto-shiatsu.

FATOR EMOCIONAL

Fatores emocionais ou psicológicos podem afetar sua saúde. No sistema oriental, preocupação, tristeza, medo, raiva e alegria demasiada são causas possíveis de doença.

PROTEGENDO SEU CORPO

Vento, frio, umidade e calor são fatores produtores da doença. É importante manter aquecidos o pescoço, os ombros e a região lombar. 

Não importa qual a idade ou estagio na vida, todos nós necessitamos de contato humano, da sensibilidade e dos cuidados que nos mostram que não estamos sozinhos. Porque somos seres sensiveis, sem o calor do contato humano para nos unir e acalmar, nos será negado um dos meios mais vitais de comunicação, de dar e receber. 

Algumas pessoas pensam que a massagem é uma luxuria e apenas buscam essa forma de contato em ocasiões de extrema necessidade. Mas, em decorrência das pressões da moderna sociedade e, em particular, do aumento das enfermidades ligadas ao estresse, as terapias de contato devem tornar-se parte integrante do cotidiano das pessoas e serem reconhecidas como um ingrediente valioso da saude preventiva-tanto para o praticante como para o receptor. 

Não há duvida de que a aplicação de qualquer forma de massagem é quase tão terapêutica como sua recepção. Afora a satisfação obvia em ajudar pessoas, o massagista irá relaxá-lo para lidar com suas proprias tensões. Existem ocasiões ou certos momentos de vida em que você pode realmente melhorar sua constituição básica, como a puberdade, casamento, gravidez, pós-parto e menopausa. 

Nesses périodos as terapias de contato podem trazer beneficios enormes, ajudando a proporcionar o necessário relaxamento para enfrentar as alteracões hormonais. Nos momentos de estresse, a nossa necessidade de contato fisico é mais intensa. Ansiamos pelo contato fisico que promove a liberação das tensões e certificamo-nos que nossos problemas estão sendo compartilhados.  

Muitos dos riscos ocupacionais da vida adulta tambem serão gramndemente aliviados pela massagem- as costas e os ombros doloridos, que acometem muitas pessoas depois de um longo trabalho no escritório, a exaustão ou os musculos sobrecarregados, em decorrência de um trabalho fisico intenso ou do exercicio excessivo, ou os problemas circulatórios sofridos por pessoas que quase não praticam exercicios, como trabalhadores sedentários ou pessoas incapacitadas ou acamadas.

Para todas as práticas esportivas, desde o ciclismo até o futebol, a massagem é um meio auxiliar inestimável, pois o relaxamento é essencial para um desempenho de alto nivel.