IV ANAHATA

QUARTO CHAKRA - CARDÍACO - CORAÇÃO

No coração mora o amor incondicional. A doação sem troca. É o leito da compaixão, da amizade, da fraternidade. Neste chakra repousa o pulsar da alma. Conduz ao recolhimento e à gratidão a Deus. É o fiel da balança; o equilíbrio da vida, tal como a cor verde, que ocupa o centro do espectro solar visível.

Rege o coração e sistema circulatório, corresponde à compaixão e humanitarismo.

Este chakra indica como qualidades positivas e lições a aprender : divino / incondicional amor. Perdão, compaixão, compreensão, equilíbrio, consciência de grupo, união com a vida. Aceitação, paz, abertura, harmonia, contentamento.

Pode manifestar, se a pessoa estiver funcionando com baixa vibração, como qualidades negativas, as seguintes características: repressão do amor, instabilidade emocional, desequilíbrio, problemas de coração e circulação.

---------------------------

Para ajudar no processo do nosso desenvolvimento integral enquanto seres humanos, é muito importante compreender que os chakras são para a nossa consciência, aberturas através das quais as forças emocionais, mentais e espirituais fluem na expressão física.

São aberturas através das quais se introduzem os nossos sistemas de crenças e atitudes, criando a nossa estrutura corpo/mente. A energia criada pelas nossas emoções e atitudes mentais, circula através dos chakras e é distribuída às nossas células, tecidos e órgãos. Compreender isto, traz-nos um tremendo "insight" de como nós próprios afetamos o nosso corpo e mente, para melhor ou para pior.

Compreender os chakras e a sua interligação com a nossa consciência, é compreendermos melhor a nós próprios. Esse entendimento torna-nos capazes de fazer as nossas escolhas e tomar as nossas decisões, com consciência e equilíbrio, em vez de sermos cegamente influenciados pelas forças dispersas da vida.

O antigo ditado "Conhece-te a ti mesmo!" é ainda muito verdadeiro. Se conhecemos a nós próprios temos a possibilidade de realizarmos um trabalho consciente e produtivo de transformação das energias de quem nos procura para realizar um tratamento.

Nome Sânscrito

ANAHATA

Significado do Nome

ANA=Nó + HATA = Vibrar - soar

Outros Nomes

Chakra Cardíaco - Chakra do Coração

Está associado

"Ao coração e ao amor abnegado pela transcendência do ego e do julgamento."

Cor

Verde (cor secundária, pirite)

Localização
Coração
Elemento

Ar

Mantra

YAM

Anjo

NANAEL

Raio


Planeta

Sol, Vênus e Saturno

Pedra Preciosa

Esmeralda, Jade verde, Quartzo e Turmalina verde ou rosa

Plantas - Homeopatia

Hissopo, Espinheiro, Heléboro, , Acónito, Erva de São João

Este chakra (quarto), é a ponte, a forja alquímica que transforma e converte em compatíveis as energias dos três primeiros chakras (abaixo do coração), elevando-os, e os três de cima, fazendo-os descer. Permite amar totalmente e sem condições. Realiza a união entre as energias materiais e espirituais.

Esta união é feita pelo Amor. Quando funciona de forma harmoniosa, nós somos canal do divino e o nosso coração torna-se um prodigioso transmissor de energia universal, um fantástico instrumento de cura. As suas funções são amor e paz incondicional; dá a habilidade (capacidade) de amar a si próprio e aos outros incondicionalmente.

As energias do coração permitem-nos mudar o mundo unificando-o, reconciliando e curando as pessoas à nossa volta. A nossa vida só adquire o seu pleno sentido tomando consciência da energia deste chakra dando amor e compaixão.

Massagem : Para mulheres, faça massagem no chakra no sentido horário e para os homens faça massagem no sentido anti-horário.

Funções : Energiza o sangue e o corpo físico.

Alimentos Benéficos : frutas e vegetais verdes.

Zodíaco: Leão e Libra

O exercício abaixo é para ser feito frequentemente. Você verá que existe um exercício para cada chakra diferente. Este é o Quarto Chakra. Antes de começar a fazê-lo, ache uma posição confortável no chão e fique descalço(a) de preferência, dessa maneira você entra em contato com a terra enquanto ela te passa energia. Escolha uma roupa confortável e de cor clara de preferência. O exercício mencionado aqui irá aumentar o fluxo de energia do seu corpo e também irá desbloquar cada ponto de energia (chakras). Esse exercício é bastante conhecido na terapia bionergética.

Antes de começar a praticar esses exercícios, tenha certeza que você está relaxado(a) e de preferência com um dia livre, assim você não desviará seus pensamentos para outras coisas que deverá ser feito durante o dia. É muito importante que durante os exercícios você esteje respirando corretamente e sempre.



INTRODUÇÃO - CHACKRAS