REFLEXOLOGIA E MASSAGEM PODAL: O documento mais antigo, que descreve a prática da reflexologia foi encontrado em escavações do Egipto. O pictograma foi produzido entre 2500 e 2330 a.C. e este encontrava-se na tumba de um médico egípcio, Ankmahor, em Saqqara.

De acordo com uma teoria fundamentada, a reflexologia nasceu na China há 5000 anos. Muitos reflexologistas respeitados de toda a história defendiam esta teoria. Muito embora as evidências concretas sejam ambíguas. 

Pois as culturas Egípcia e Babilónia desenvolveram-se antes da Chinesa. E o Egipto contribuiu com uma valiosa prova histórica.

Na Índia há 5000 a.C., foram encontrados símbolos sânscritos nos pés de uma estátua do Deus Vishnu que indiciam também a prática da massagem nos pés.

Existe uma outra teoria, que a reflexologia foi transmitida aos índios da América do Norte, embora, uma vez mais, nenhuma evidência específica apoie a mesma. Há muitas gerações os Índios têm usado a pressão reflexa aplicada nos pés como uma forma de terapia curativa. 

Há séculos os índios Cherokees, da Carolina do Norte, reconheceram a importância dos pés para a manutenção do equilíbrio físico, mental e espiritual. O Clã Urso, que vive nos montes Allegheny e pertence a essa tribo, pode comprovar isso


OS BENEFICIOS

Tratamento natural e sem drogas;
- Ajuda a aliviar pés desgastados e cansados;
- Pode reduzir a dor;
- Ajuda a manter a destreza manual e as capacidades de locomoção;
- Previne a doença;
- Mostra as partes do corpo em que estão desequilibradas;
- Promove o relaxamento geral;
- Liberta endorfinas, o sedativo natural que faz a pessoa sentir-se bem;
- Estimula o corpo para que se auto-fortifique;
- Eficaz para manter um estado saudável e prevenir o aparecimento de doenças.

. MASSAGEM SHIATSU: O Shiatsu é uma Terapia Tradicional Japonesa fundada por Tokujiro Namikoshi que, em 1925, criou o Shiatsu Institute of Therapy, em Hokkaido. Em 1940 foi criado o Instituto Shiatsu no Japão, (posteriormente conhecido como Escola Técnica de Shiatsu do Japão), na cidade de Otaiya. Em 1957, a instituição passou a ser conhecida por Japan Shiatsu School e a mudança foi acompanhada por uma oficialização do Shiatsu por parte do Ministério da Saúde no Japão. 

Contudo, as suas raízes desta massagem terapêutica são ancestrais e têm origem na milenar Medicina Tradicional Chinesa e, consequentemente, na teoria oriental de polarização completar (Yin-Yang) da energia electromagnética (KI) que anima todos os seres vivos. O Shiatsu é uma arte de cura pelo toque que se desenvolveu no Japão no século XX. Sua origem está nas antigas técnicas chinesas, o Do-in e a Anma, as duas técnicas mais antigas do oriente. É um trabalho corporal de reequilíbrio físico e energético e a exemplo de outras formas de massagem, visa relaxar e revigorar o corpo. 

Ministrado corretamente, é eficaz tanto para problemas emocionais quanto físicos.Tokujiro Namikoshi, o criador da terapia shiatsu Namikoshi, nasceu em 3 de novembro de 1905, em Kagawa, na ilha de Shikoku, o pai Eikichi, a mãe Masa, o irmão mais velho Moichi, o segundo irmão Masazo, o irmão mais novo Haruo, e a irmã mais velha Sadako, migraram do clima quente do Mar Interior de Seto para o ambiente severo da ilha Hokkaido, no norte do Japão, como colonizadores. 

Um dia após eles terem finalmente chegado, a mãe, de repente, começou a queixar-se de dor em seus joelhos, porém com o passar do tempo, a dor se tornou pior e se estendeu para os tornozelos, punhos, cotovelos, e ombros se tornando o que agora é chamado de reumatismo múltiplo das articulações.

Nenhuma das crianças podia ficar simplesmente olhando sua mãe sofrer, e tudo que elas podiam fazer era se revezarem passando as mãos e fazendo pressão sobre as partes doloridas de seu corpo. Como eles continuavam a acariciá-la e a massageá-la, ela freqüentemente dizia a Tokujiro, "Suas mãos me fazem sentir melhor", e ele ajustou sua pressão manual a estas variações. Primeiro usando uma relação de 80% de fricção e 20% de pressão, ele logo verificou que era mais eficaz revertendo as percentagens. 

Ele se concentrou sobre os lugares que estavam mais rígidos e mais frios e logo o estado de sua mãe melhorou. Visto que ele havia feito pressão sobre ambos os lados da região média da coluna, sem saber, ele estava estimulando o corpo supra-renal a secretar cortisona, que cura o reumatismo, e este foi o nascimento de seu sistema de shiatsu.

O Professor Namikoshi, que curou sua mãe quando era apenas uma criança principiante ainda em conhecimentos e fisiologia, teve grande sucesso porque combinou sua sensibilidade tátil com o empenho em conciliar o Shiatsu e a medicina ocidental. Dessa forma seu método beneficiou-se da tendência geral para a ocidentalização.

O professor Shizuto Masunaga, um dos grandes mestres do Instituto Shiatsu do Japão, desenvolveu no Shiatsu a perspectiva de conciliar o antigo modelo médico e a filosofia ocidental. 

Sua principal contribuição foi determinar a influência total dos "principais canais de energia" sobre a superfície do corpo e a forma de efetivamente instaurar o equilíbrio psicológico por meio da melhor ligação possível com esses "canais".

Atualmente no Japão há dois métodos de Shiatsu, um desenvolvido por Tokujiro Namikoshi e o outro por Shizuto Masunaga (Shiatsu de Yokaia). O método Namikoshi caracteriza-se pela aplicação de pressão em determinados pontos de reflexo relacionados com o sistema nervoso central e autônomo. 

Já o método Masunaga se caracteriza pela utlização dos "canais de energia".Entre os dois extremos há várias escolas japonesas de acupuntura que ensinam o shiatsu como pré-requisito para o estudo da acupuntura.

O Shiatsu foi conhecido no Estados Unidos e Europa na década de 70. Na Europa o Shiatsu foi influenciado principalmente pelos métodos Namikoshi e Masunaga, com contribuições da macrobiótica.

Nos Estados Unidos, por volta da década de 80, o Shiatsu foi  Shiatsu de Acupressão: Utiliza os pontos devclassificado nos seguintes estilos:  Shiatsu dos Cinco elementos: A teoria dos cinco elementosvacupuntura (tsubos).   Shiatsu Macrobiótico: Utiliza-se dos canais dev(Medicina Tradicional Chinesa).   Shiatsuvacupuntura, técnicas dos pés descalços e um estilo de vida harmônico.   Zen Shiatsu: Método Masunaga. 

Em português, e numavNipônico: Método Namikoshi.  tradução literal, a palavra Shiatsu significa pressão digital (shi - "dedo", atsu "pressão"). 

E, se na verdade, a pressão com a polpa dos dedos (polegares) é recorrente nesta massagem, os restantes dedos, as palmas e costas das mãos e até mesmo os cotovelos e joelhos são utilizados nas sessões de terapia, cujo efeito, além de um bem-estar imediato, proporciona um equilíbrio aos níveis físico, emocional e mental. 

Aliás, tanto no Shiatsu como nas restantes terapias orientais, a saúde do indivíduo é considerada a conjunção harmoniosa dessas três componentes. Quando bem aplicado, o Shiatsu é muito mais do que uma simples massagem. 

Ou pelos menos mais do que uma massagem na acepção ocidental da palavra. Além de trabalhar a massa muscular, a Terapia Shiatsu atua com eficácia nos sistemas reprodutivo, digestivo, respiratório e nervoso (central e periférico), melhorando ainda a condição dos ossos e articulações, da circulação do sangue e dos órgãos internos. 

O "segredo" reside na harmonização da energia (Ki) que circula através dos Meridianos que percorrem o organismo e da qual depende o estado de saúde de cada um.