V VISSOEDHA

QUINTO CHAKRA - GARGANTA - LARÍNGEO

Domina a região da garganta e comanda a fala. Atua sobre o aparelho respiratório (pulmões, brônquios e alvéolos pulmonares; cordas vocais e esôfago).

É o mestre da comunicação, da palavra e do julgamento. Corresponde à comunicação/auto-expressão.

Este chakra indica como qualidades positivas e lições a aprender : poder da palavra falada, verdadeira comunicação, expressão criativa no discurso, na escrita, nas artes. Integração, paz, verdade, conhecimento, sabedoria, lealdade, honestidade, confiança, amabilidade, gentileza.

Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando com baixa vibração, as seguintes características: problemas na comunicação e/ou discurso, excesso de uso insensato do conhecimento, ignorância, falta de discernimento, depressão e problemas da tiróide.

---------------------------

Para ajudar no processo do nosso desenvolvimento integral enquanto seres humanos, é muito importante compreender que os chakras são para a nossa consciência, aberturas através das quais as forças emocionais, mentais e espirituais fluem na expressão física.

São aberturas através das quais se introduzem os nossos sistemas de crenças e atitudes, criando a nossa estrutura corpo/mente. A energia criada pelas nossas emoções e atitudes mentais, circula através dos chakras e é distribuída às nossas células, tecidos e órgãos. Compreender isto, traz-nos um tremendo "insight" de como nós próprios afetamos o nosso corpo e mente, para melhor ou para pior.

Compreender os chakras e a sua interligação com a nossa consciência, é compreendermos melhor a nós próprios. Esse entendimento torna-nos capazes de fazer as nossas escolhas e tomar as nossas decisões, com consciência e equilíbrio, em vez de sermos cegamente influenciados pelas forças dispersas da vida.

O antigo ditado "Conhece-te a ti mesmo!" é ainda muito verdadeiro. Se conhecemos a nós próprios temos a possibilidade de realizarmos um trabalho consciente e produtivo de transformação das energias de quem nos procura para realizar um tratamento.

Nome Sânscrito

VISSOEDHA

Significado do Nome

Purificado - Pureza

Outros Nomes

Chakra laríngico - Chakra da Garganta

Está associado
Ao mundo da comunicação, expressão, audição e todos os usos do som e da palavra.
Cor

Azul claro

Localização

No meio da Garganta

Elemento

Éter

Mantra

HAM

Anjo

NEBAHIAH

Raio


Planeta

Marte, Vênus e Urano

Pedra Preciosa

Aquamarina, Lápis Lazuli, Turqueza e Topaz azul

Plantas - Homeopatia

Maçã Silvestre, Licopódio, Aveia, Silvestre Anémona

Este é o chakra da comunicação, do som, da vibração e da capacidade de receber e assimilar, bem como da expressão da nossa personalidade na sociedade e no trabalho. É o Chakra da "purificação" e da comunicação, que é som e vibração.

A consciência profunda deste chakra fará com que nos iniciemos no caminho espiritual e, por conseguinte, entrarmos em contato com a nossa parte mais profunda partindo, precisamente, da comunicação com o nosso eu superior.

Massagem : Para mulheres, faça massagem no chakra no sentido horário e para os homens faça massagem no sentido anti-horário.

Funções : Som, Vibração e Comunicação.

Alimentos Benéficos : Frutas e vegetais azuis e púrpura.

Zodíaco: Gêmeos, Touro e Aquário

O exercício abaixo é para ser feito frequentemente. Você verá que existe um exercício para cada chakra diferente. Este é o Quinto Chakra. Antes de começar a fazê-lo, ache uma posição confortável no chão e fique descalço(a) de preferência, dessa maneira você entra em contato com a terra enquanto ela te passa energia. Escolha uma roupa confortável e de cor clara de preferência. O exercício mencionado aqui irá aumentar o fluxo de energia do seu corpo e também irá desbloquar cada ponto de energia (chakras). Esse exercício é bastante conhecido na terapia bionergética.

Antes de começar a praticar esses exercícios, tenha certeza que você está relaxado(a) e de preferência com um dia livre, assim você não desviará seus pensamentos para outras coisas que deverá ser feito durante o dia. É muito importante que durante os exercícios você esteje respirando corretamente e sempre.



INTRODUÇÃO - CHACKRAS